Patrocínio se despede do empresário José Januário Dísparo Santaella, o “Juca da Telecafé”

0 146 Visualizações
WhatsApp Image 2025-05-07 at 07.08.54

Por Humberto Correia

Patrocínio se despede, nesta quarta-feira, do empresário José Januário Dísparo Santaella, carinhosamente conhecido como Juca da Telecafé, que faleceu aos 78 anos. O sepultamento será realizado hoje, 07/05 às 13h, no Memorial Jardim dos Ipês.

Juca deixa um legado marcante de contribuição empresarial, social e humana à cidade de Patrocínio. Era casado com a empresária, jornalista e ex-secretária municipal de Ação Social, Lucila Maria Wagner Santaella, que atuou no governo do ex-prefeito Silas Brasileiro, entre 1989 e 1992. Juca também era pai de André, Luciana e João Santaella, além de manter ao longo da vida um seleto grupo de grandes amigos.

Um nome à frente de seu tempo
À frente da Telecafé Armazéns Gerais Ltda, Juca projetou Patrocínio no cenário estadual e nacional. A empresa se destacou por décadas como uma das maiores contribuintes de ICMS e ISSQN da cidade, gerando empregos e movimentando a economia local.

A trajetória da Telecafé teve início modesto, com um pequeno escritório de assessoria instalado na Avenida Rui Barbosa, mas logo se consolidou como uma das principais exportadoras de café da região, com destino ao exterior via o porto de Santos (SP). A empresa teve unidades operacionais no bairro Cruzeiro da Serra e na Avenida Faria Pereira, no Distrito Industrial de Patrocínio.

Um coração voltado à solidariedade
Além de empresário visionário, Juca também se destacou como grande apoiador de causas sociais. Era presença constante em eventos beneficentes e, discretamente, ajudava financeiramente inúmeras instituições filantrópicas de Patrocínio. Seu espírito solidário e sua postura reservada, porém generosa, marcaram sua trajetória com dignidade e reconhecimento.

Uma ausência que deixa legado
Com sua partida, Patrocínio perde um de seus mais ilustres empreendedores, cuja atuação foi fundamental para o desenvolvimento do município — tanto no setor econômico quanto no compromisso com o bem coletivo. O legado de Juca Santaella permanecerá vivo na história da cidade, na memória de seus familiares, amigos e na gratidão de muitos que foram, direta ou indiretamente, beneficiados por sua generosidade e visão de futuro.

Juca era torcedor fiel do Corinthians que teve a camisa oficial colocada sobre
o seu corpo como forma em homenagem da família.

Juca e a esposa Lucila

Juca era pai, avô presente na vida dos filhos (a) netos (a) genro e noras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *